0 comentários / Postado em porNaturalstorm Clothing Co.

São malhas que possuem em sua composição o PET reciclado e um percentual de algodão, sejam eles reciclados ou não. Uma proposta de reutilização de garrafas que virariam lixo, para a produção de uma malha altamente tecnológica, ecológica e sustentável, considerando que uma única garrafa PET demora cerca de 450 anos para se decompor sendo um dos materiais que mais poluem e degradam o meio ambiente.

Com isso, é de grande importância que a população, empresas e indústrias trabalhem juntas para a diminuição da produção de lixo, adotando práticas de reutilização e ressignificação desses materiais, seguindo os Rs da sustentabilidade: reduzindo, reutilizando e reciclando.

O Politereftalato de Etileno, ou PET, é um material totalmente reciclável, isso significa que pode ser reutilizado para produzir diversos outros materiais, como por exemplo camisetas e diversas peças de vestuário. O que muita gente não sabe é que esse material foi desenvolvido durante a 2º Guerra Mundial (1941) para uso exclusivo na indústria têxtil, mas foi só depois dos anos 70 que esse polímero passou a ser utilizado como material para diversos tipos de embalagens, inclusive de refrigerantes.

O polietileno é um material termoplástico 100% reciclável, quando aquecidos amolecem com facilidade e podem ser remoldados e reaproveitados inúmeras vezes. Para algumas pessoas, esse processo de transformação de uma garrafa PET para uma camiseta pode parecer até estranho ou complicado, porém é mais simples do que se imagina.  Veja a seguir como isso acontece:

  1. A coleta seletiva é o primeiro ponto do processo, onde acontece o recolhimento das garrafas PET. A partir de então, são enviadas para cooperativas, onde são lavadas, retiradas as estampas e rótulos e separadas por cores.
  1. Encaminhadas para as indústrias têxteis, o material PET passa por um processo de descontaminação e seguida pelo processo de moagem, onde são triturados e transformados em pequenos pedaços (flakes). Logo depois, são fundidos a 300°C para que o corra a filtragem das impurezas, transformando-se em glânulos (pequenos grãos). Estes, são transformados em fibras, que são 20% mais finas que as do algodão, depois moldadas em fios de poliéster e em seguida misturados com fios de algodão, transformando-se em malha.

Normalmente as malhas PET são compostas por 50% poliéster reciclado com 50% de algodão, em uma malha altamente ecológica, tecnológica e de altíssima qualidade. Confira aqui

As vantagens de adquirir camisetas produzidas com malha PET são inúmeras, você estará colaborando para a preservação do meio ambiente, onde são reutilizadas 03 garrafas plásticas para confecção de cada camiseta, há a redução de 72% de CO2 quando comparado à produção de matéria-prima virgem, além da economia de energia, água e geração de renda e empregos diretos e indiretos.

E não para por aí, você estará adquirindo uma camiseta com toque macio, super confortável, que não desbota facilmente e com uma durabilidade 20% maior que as camisetas de malha comum de algodão. Incrível né?

Esse tipo de tecido é uma de nossas propostas e alternativa para quem deseja comprar roupas produzidas a partir de processos mais éticos e sustentáveis, prezando pela qualidade, conforto e estilo. Confira nossas peças confeccionadas com Malha PET e vista esta ideia!

0 comentários

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação