0 comentários / Postado em porNaturalstorm Eco Clothing Co.

Você já parou para pensar quantos litros de água são necessários para produzir os produtos que consome? E para produzir uma calça jeans, por exemplo?

O consumo invisível ou a Água virtual, termo criado em 1990 pelo cientista inglês John Anthony Allan para denominar o volume de água que é utilizado durante todo o processo de produção de algum produto/bem. Para chegar a esses números da “consumo de água invisível/virtual”, os pesquisadores analisam toda a cadeia de produção de um bem de consumo, os cálculos são baseados em padrões, que podem variar de acordo com os processos empregados em cada peça, além de serem considerados a região e o produtor.

No caso da peça Jeans, a quantidade contabiliza desde a água gasta na irrigação do algodoeiro, material usado para fabricar o tecido, até a água utilizada no ultimo processo de confecção da peça. Contabilizando cerca de 11 mil litros, para uma única peça. É uma quantidade suficiente para suprir o consumo residencial de uma pessoa por mais de 3 meses. Considerando que vivemos num mundo onde mais de 2 bilhões de pessoas não tem acesso a água limpa, segura e saneamento básico.


Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), 80% da água virtual utilizada está relacionada com o comércio de produtos agrícolas e o restante ao comércio de produtos industriais. Levando em consideração que o jeans é um produto industrial é nessa parte que as roupas começam a se encaixar no contexto da falta de água que o planeta está enfrentando.

Com o intuito de colaborar para a preservação do planeta e para a economia do nosso mais importante recurso natural, que é a água, fomos em busca de fornecedores que possuem em sua produção soluções plausíveis para reduzir o consumo de água em sua produção. As peças Jeans que compõem nossa coleção  possuem o conceito LESS WATER, isto é, uma tecnica que diminui o consumo de água em até 93% nos processos de acabamento, além do  RECYCLE, processo com menor utilização de matéria-prima virgem com o uso de fibras recicladas. Confira aqui e saiba mais sobre nossos produtos.

 

0 comentários

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação